icone telefone +351-210054127 icone mail info@travelingua.pt
Segue-nos: icone Facebook icone Twitter icone Linkedin

VISTO J-1 USA

O visto J-1 - Work and Travel USA / Internship USA / Au Pair USA

Para participar no programa Work and Travel USA, Internship USA ou Au Pair USA, é necessário obter um visto J-1. Este tipo de vistos está destinado a qualquer pessoa que vá trabalhar, fazer um estágio, incluídos em  programas de intercambio cultural patrocinados por organismos sem fins lucrativos chamados Sponsor. Travelingua é o agente em Portugal do CIEE (www.ciee.org), o Sponsor do visto J-1 mais importante e com maior percorrido dos Estados Unidos. O requisito imprescindível para pedir o visto J-1 é obter o documento DS-2019 que a Travelingua, através do Sponsor, lhe facilitará. Este documento só se pode obter através de um organismo habilitado como é a Travelingua.

 

1- O que é o formulário DS-2019?

O formulário DS-2019 é o "Certificate of Eligibility for Exchange Visitor Status", isto quer dizer que é o certificado que certifica que o solicitante cumpre as condições para receber o visto J-1, imprescindível para trabalhar nos Estados Unidos com este programa. O DS-2019 é um documento oficial emitido pelo CIEE para os solicitantes que foram aceites num dos programas cobertos pelo visto J-1 (Intership USA, Work and Travel USA, AU Pair USA).

Assim que tiver o visto já poderá viajar aos Estados Unidos dentro das datas estabelecidas no programa. O seguinte requisito é registrar-se no SEVIS quer por telefone quer por correio.

2- O que é o SEVIS?

SEVIS (Student and Exchange Visitor Information Service) ou Serviço Sistema de Informação sobre Estudantes e Visitantes de Intercâmbio é o organismo governamental americano encarregado de controlar e gerir os estrangeiros que trabalham nos Estados Unidos com o visto J-1.

Este serviço acarreta uma taxa por cada estudante (incluída no preço do programa) que tem de se pagar para a obtenção do formulário DS-2019. O estudante obterá um recibo de dito pagamento que terá de apresentar na embaixada com o DS-2019.

Assim que os participantes chegarem aos Estados Unidos estão obrigados a ativar o programa, proporcionando ao CIEE a morada dos Estados Unidos, direção de e-mail e número de telefone de contacto antes de 10 dias da data de começo indicada no formulário DS-2019. Pra registrar-se no SEVIS, os participantes devem  telefonar ao telefone gratuito do CIEE: 1.888.268.6245

Se o participante muda de residência durante a estadia nos EUA ou se houvesse alguma mudança no posto de trabalho ou nos dados de contacto, deve informar ao CIEE antes de 10 dias desde a mudança.

 

3- Informação de interesse sobre o visto J-1

Para poder participar no programa todos os estudantes devem ter obtido o visto J-1, emitido pela embaixada dos Estados Unidos. O visto põe-se no passaporte. Informação de interesse:

Data de emissão (Issue date): é a data na qual o participante recebeu o visto.

Data de vencimento (Expiration date): Corresponde à data de fim do trabalho, não à data de saída dos EUA.

Entrada única ou múltipla

A Embaixada poderá conceder um visto com entrada única ou múltipla (normalmente adjudicam vistos de entrada múltipla mas é um aspeto que nem os participantes nem o sponsor pode escolher):

  • "S" ou "I" (Single Entry): se o participante abandona o país, não poderá voltar a entrar nos Estados Unidos com o visto J-1. Por isso, é recomendável não sair do país até acabar o programa e tenha de voltar a Portugal.
  • "M" (Multiple Entries): o participante pode abandonar o país e voltar legalmente durante as datas do seu DS-2019.

Taxa de Solicitude do Visto

O governo americano cobra uma taxa de $160 ou o seu equivalente em euros para a obtenção do visto J-1. Para efetuar o pagamento da taxa da solicitude do visto deverá aceder à página https://ais.usvisa-info.com/pt-pt onde poderá pagar em dinheiro criando uma conta de utilizador, com cartão de débito ou por transferência bancária. A taxa de solicitude do visto não é reembolsável, não transferível,e é válida só para uma solicitude e expira depois de 1 ano.

Voo de ida e volta

Os participantes são obrigados a ter um bilhete de ida e volta para viajar aos Estados Unidos, como prova da sua intenção de regressar a Portugal.

 

4- Solicitar o visto de não imigrante J-1

Todas as pessoas que precisem de um visto para viajar aos Estados Unidos, terão de ir à Embaixada dos Estados Unidos em Lisboa para pedir o visto, com prévia marcação. Todos os solicitantes devem comparecer com a documentação requerida e a solicitude do visto preenchida.

Processo

Para realizar o programa Work and Travel os participantes devem obter o visto J-1 de não imigrante. O procedimento a seguir para pedir o visto podem o ver no https://ais.usvisa-info.com/pt-pt e no http://portuguese.portugal.usembassy.gov

  1. Preencher o formulário DS-160 de solicitude do visto por Internet. O formulário DS-160 é um formulário do Governo dos Estados Unidos e tem de ser preenchido online https://ceac.state.gov/CEAC/ Cada solicitante deverá preencher este formulário antes de utilizar qualquer serviço que se ofereça no site da embaixada. É fundamental que todas as perguntas de dito formulário se respondam corretamente. É possível que quando preencha este formulário ainda não tenha sido aprovada a sua solicitude, e portanto, ainda lhe faltem alguns dados para completar o DS-160 (SEVIS ID e Program Number).  O importante é que comece a preencher o DS-160, e que assente o Application ID (número de identificação do DS-160,  que começa por "AA..."). Com este dado poderá continuar com o resto de passos que lhe proporcionamos a seguir. É importante que guarde uma cópia do formulário para acabar de preenche-lo assim que lhe enviemos os documentos. Se demora mais de 30 dias em completar o DS-160 deve guardar uma cópia no computador para não perde-lo.
  2. Entre na web https://ais.usvisa-info.com/pt-pt/niv e complete os seguintes passos de solicitude para concertar a marcação:
    1. Crie uma conta de utilizador
    2. Insira seu número de confirmação do formulário DS-160
    3. Complete o processo de devolução de documentos através de correio.
    4. Pague  as taxas de solicitude (MRV) do Visto de Não Imigrante (160$)
    5. Agende uma entrevista Embaixada:

Para pedir hora para um visto de não imigrante pode fazé-lo online na página web https://ais.usvisa-info.com/pt-pt ou telefonar ao número de telefone que lhe indicamos. O horário de funcionamento é de segunda a sexta das 08h00 às 17h00 (com excepção de feriados americanos e portugueses) Tel.: 351-30-880-3811

  1. Ir a marcação na Embaixada.
  2. Depois da entrevista, pode consultar o estado do visto e informação de entrega no site: https://ais.usvisa-info.com/pt-pt

CONTACTO

icono telefono
+351-210054127
icono skype
Skype: travelingua
icono mail
info@travelingua.pt

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

TERMOS E CONDIÇÕES



Segue-nos:   icono facebook  icono twitter  icono linkedin